Sobre o Festival

O Festival Confluentes é um espaço de encontro, diálogo e construção coletiva de ideias para um Brasil mais democrático e plural. Criado como um momento de convergência entre diferentes vozes e perspectivas, o evento reúne anualmente na capital paulista jornalistas, acadêmicos, ativistas e especialistas para discutir temas urgentes da sociedade contemporânea. A cada edição, os debates abordam questões como o futuro da democracia, o impacto das tecnologias na vida pública, os desafios da equidade e a importância da justiça climática.

Com um formato dinâmico, o festival combina painéis de discussão, mini-TEDs e entrevistas para incentivar a troca de conhecimento e a reflexão crítica. Além das mesas de debate, o evento conta com apresentações culturais e exposições visuais que ampliam a compreensão sobre os desafios e oportunidades do tempo presente.

Desde sua primeira edição, em 2022, o Festival Confluentes vem aprofundando temas essenciais para a sociedade brasileira. O evento de estreia teve como tema “Brasil, e agora? Democracia, transformação e novas perspectivas”, discutindo os desafios políticos, econômicos e midiáticos do país no período pós-eleitoral. Em 2023, a segunda edição abordou a relação entre tecnologia e democracia, além de suas implicações políticas, sociais e culturais, sob o tema “Democracia e equidade na era digital”. Depois, em 2024, o festival trouxe o tema “Conversas sobre um Brasil plural e democrático”, com reflexões sobre polarização política, equidade no judiciário, inteligência artificial e mudanças climáticas.

Próximos Eventos

A quarta edição do Festival Confluentes está confirmada para o dia 27 de setembro de 2025. Reserve sua agenda.

Edições anteriores

III Festival Confluentes – 2024

Tema: “Conversas sobre um Brasil plural e democrático”

Em 19 de outubro de 2024, no auditório do British Council, em São Paulo, o Festival Confluentes debateu a polarização política, os desafios do judiciário, a inteligência artificial e a crise climática.

A programação contou com uma entrevista de Mathieu Lefevre (More in Common) pelo jornalista Guilherme Amado sobre polarização afetiva, além de mini-TEDs apresentados por Camila Rocha e Beto Vasconcelos. O painel “Judiciário, polarização e democracia”, mediado pela jornalista Aline Midlej trouxe Conrado Hübner Mendes, Eloísa Machado de Almeida e Karen Luise Souza. O evento também abordou os desafios da inteligência artificial com Pedro Doria e Monique Lemos, e o impacto das mudanças climáticas com as vereadoras Ingrid Sateré Mawé e Marina Bragante, com mediação de Rodrigo de Almeida.

No encerramento, show da cantora Jadsa com canções autorais e clássicos de Leci Brandão. O festival contou ainda com a exposição O elo sagrado das águas do brasil: Cerrado e Amazônia, da Ambiental Media, com fotos de André Dib e Bruno Kelly.

A edição teve o apoio da Open Society Foundations, Revista Piauí, Trip, Pensata Comunicação, Ambiental Media e Imani Chás Orgânicos, além da parceria do British Council, que sediou o evento.

II Festival Confluentes – 2023

Tema: “Democracia e equidade na era digital”

O segundo Festival Confluentes aconteceu em 11 de novembro de 2023, no auditório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, e teve como tema central a relação entre tecnologia e democracia. O evento trouxe reflexões sobre os impactos das redes sociais na política, a polarização digital e o papel das big techs na disseminação da desinformação.

Entre os participantes, houve a presença internacional de Max Fisher, jornalista do New York Times e autor do livro A máquina do caos, entrevistado por Malu Gaspar. O jornalista Pedro Doria fez um mini-TED sobre radicalização digital, enquanto Winnie Bueno trouxe uma análise crítica sobre algoritmos, representatividade e poder.

A programação também incluiu o mini-TED “Vozes da equidade”, com Thuane Nascimento, e a mesa “Big techs, regulação, políticas públicas e cultura”, mediada por Mara Luquet e composta por Humberto Ribeiro, Estela Aranha e Gabriel Sampaio. O encerramento contou com um debate entre Caio Vieira Machado e Juliana Wallauer sobre o futuro das plataformas digitais.

O evento teve apoio da Open Society Foundations, Alumni FGV EAESP, Canal MyNews, Revista Piauí, Trip e Pensata Comunicação.

I Festival Confluentes – 2022

Tema: “Brasil, e agora? Democracia, transformação e novas perspectivas”

Realizado em 19 de novembro de 2022, no Teatro FAAP, em São Paulo, o primeiro Festival Confluentes reuniu especialistas para debater os desafios da democracia brasileira no período pós-eleitoral. O evento contou com painéis sobre política, economia e mídia, buscando refletir sobre os caminhos para o país em 2023 e o papel da sociedade civil na superação das tensões e divisões políticas.

A programação incluiu um debate entre Jason Stanley da Universidade de Yale, autor do livro Como funciona o fascismo: A política do “nós” e “eles”, e Patrícia Campos Mello, jornalista e autora de A máquina do ódio, sobre autoritarismo e propaganda política. Em seguida, houve uma mesa sobre economia com Elena Landau e Guilherme Mello, mediada por Priscila Yazbek. O encerramento contou com uma discussão sobre jornalismo e desinformação, com Guilherme Amado, Fabiana Moraes e Bruno Torturra.

O evento foi realizado pelo Confluentes e contou com o apoio da FAAP, Grupo Companhia das Letras, Instituto Braudel e Comuá.